Quadro comparativo Weber e Durkheim.
Weber | Durkheim | |
Função da sociologia | Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade | Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades |
Fato social | Não trabalha com esta categoria. | Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra. Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização |
Ação social | Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais. Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social. |
Não trabalha com essa categoria. |
Relação social | O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada. | Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade. |
Instrumento de análise | Tipo ideal; método de reflexão; indeterminismo histórico | Espécies sociais; objetividade; estatísticas, determinismo histórico. |
neutralidade | Existe certa parcialidade na análise sociológica. Embora a objetividade deva ser perseguida (método compreensivo) | O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional.O mesmo modelo das ciências naturais |
Indivíduo | Tem significado e especificidade.As ações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social. | O indivíduo é subordinado pela sociedade.Condicionado pela consciência coletiva |
sociedade | É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades resultantes da cultura e ações praticadas | É um organismo, como tal é evolutivo, indo da horda ao capitalismo, indiferente ao momento histórico. |
moscaaaaa o quadro comparativo não tá abrindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
agora está !
professor, aquele slide sobre Weber que vc passou na aula dos vídeos Vida Maria e Plano Color está no blog?
Você tirou as minhas dúvidas, de um trabalho.
Incrível quadro comparativo, professor!
Me assistiu muito em meu TCC.
A apresentação sobre o vida maria ??
Olá sartori,
Como ofereci um padrão de resposta para todas as turmas de maneira oral, e ainda todos fizemos o exercício proposto para análise da animação a tarefa penso está bem fixada em nosso entendimento.
Excelente!!
Sou Evandro Carlos, estudante de Direito do CEULP/ULBRA, em Palmas – TO. Estou estuando para uma prova de Sociedade e Contemporaneidade, ao mesmo tempo elaborando possiveis questões de prova. Encontrei este quadro e simplestemente fiquei estupefato. Parabéns, Roberto.
Muito Bom.
Obrigado!