Alguns dados para o debate da desigualdade racial no Brasil.

5 Respostas para “Alguns dados para o debate da desigualdade racial no Brasil.

  1. Será a última vez que irei acessar esse blog??
    =(

    • robertomoscajunior1972

      Olá Ana,

      Por quê? Você pode acessar quando quiser, mesmo não estudando sociologia, pois eu espero que ele possa ter uma função para além de uma ferramenta pedagógica. E será um prazer receber sua “visita” por aqui!!!;)

  2. prof., eu acho q o grande problema dos negros eh o comportamento deles enquanto grupo. eles preferem ter orgulho negro e reinvidicar ajuda dos brancos que resolverem as coisas a ferro e fogo. eu acho q eles se vitimizam demais

    • robertomoscajunior1972

      Olá José, obrigado por seu comentário, penso que poderia definir melhor o que chama de comportamento enquanto grupo, para eu entender melhor. E quanto ter “orgulho negro” é um tipo de postura política para afirmar-se enquanto grupo social, legitimo desde que dentro do marco democrático, como outro grupo qualquer: índios, asiáticos, judeus, palestinos etc. certamente existem brancos que são aliados políticos da causa dos negros no Brasil, e penso que a maioria dos militantes da causa sabem disso, porém é verdade que existem grupos radicalizados que dificultam o avanço da consciência sobre a questão, e quanto a vitimização, não há dúvidas que na história do país eles foram vitimizados e em demasia, veremos isso nas aulas. Mas é importante sua posição. Na sociologia vamos tentar entender mais a questão étnica no Brasil, algo que é pouco conhecido por nós Brasileiros em geral

  3. Professor, so ver o comportamento dos negros, eu observo que eles preferem viver de migalhas, como cotas e chamar a atenção ao inves de conquistar alguma coisa q seja definitiva

Deixe um comentário